Estudo do Turismo I
Aspectos históricos e conceituais do turismo. A inter-relação turismo e outros campos do saber. Tipologias do turismo e dos turistas, modalidades e formas de turismo. Caracterização de oferta e demanda: segmentação e tendências. O perfil do profissional de turismo: competências e responsabilidades.
Construção do Conhecimento Científico
O conhecimento científico. O método na pesquisa científica: princípios, teorias e práticas que orientam os processos de investigação. Tipologia, normas técnicas, produção e apresentação de trabalhos científicos.
Comunicação no Turismo
Principais fundamentos e teorias da comunicação e suas interfaces com o Turismo. O Turismo como espaço de comunicação interpessoal, intercultural e organizacional, e como processo de publicização do local. Abordagem da comunicação como ciência, num enfoque psico-sociológico, capaz de explicar as reações pretendidas pelo comunicador em suas diversas funções.
Introdução à Administração
Conceito de administração. A finalidade da administração. Evolução do pensamento e da Teoria Administrativa. Administração e sua relação com o desenvolvimento social. O papel do cliente nas organizações. Processos administrativos. Planejamento, organização, liderança e controle. Estruturas organizacionais. Funções administrativas. Enfoque crítico da administração. Perspectivas da administração na sociedade contemporânea.
História: natureza e cultura
Abordagem histórico-conceitual de natureza e cultura. Concepções e percepções da paisagem no contexto das relações turismo e modernidade. A ocupação das fronteiras territoriais pelas diferentes sociedades e a apropriação dos recursos naturais na conformação das paisagens. Configuração das práticas sociais constituintes do turismo e suas influências sobre as percepções e o usufruto das paisagens históricas e naturais. Noções de natureza selvagem e de diversidade cultural na definição de destinos e experiências turísticas. A relação paisagem e memória: as noções de patrimônio histórico e patrimônio natural.
Geografia e Turismo
Abrangência da ciência geográfica. Elementos da teoria do espaço geográfico como substrato para o desenvolvimento do turismo. Interações espaciais e o processo de globalização e o turismo decorrente, agente e contraponto de universalização e transformação.
Estudo do Turismo II
O mercado turístico: segmentação de oferta e demanda e produto turístico, a cadeia de produção, distribuição e comercialização. Os diversos prestadores de serviços, equipamentos e atividades: funções, operações, estrutura, relacionamento.
Estruturas de Suporte ao Turismo
Infraestrutura básica e turística: caracterização e inter-relações. Competências do poder público e da iniciativa privada em relação aos incentivos para o desenvolvimento do turismo e principais programas e linhas de incentivo.
Pesquisa em Turismo
A construção do objeto de pesquisa no Turismo. Principais questões relativas à metodologia de pesquisa. Diferentes métodos e técnicas de pesquisa, de acordo com as especificidades do objeto de estudo. A produção científica e a construção do conhecimento em Turismo. Identificação e aplicação de elementos de natureza epistemológica, metodológica e técnica tomados como referenciais para reflexões, decisões e ações nos diferentes campos de atuação profissional.
Ecologia e Turismo
O meio ambiente natural como atrativo turístico. Princípios ecológicos que fundamentam o entendimento da complexidade dos seres vivos e suas interações. Conservação das paisagens e da biodiversidade
Introdução à Economia
Curso discute, em caráter introdutório, questões metodológicas da ciência econômica, abordando, em seguintes temas: noções de microeconomia, estruturas de mercado, a demanda e a oferta; noções de macroeconomia, os agregados macroeconômicos, os modelos macroeconômicos simplificados; noções de econômica monetária, as diferentes interpretações da inflação e políticas de estabilização; as relações econômicas internacionais, taxa de cambio, balanço de pagamento, relações econômicas do Brasil com o resto do mundo e principais problemas.
Cultura Brasileira
Padrões, representações e práticas sociais que configuram a cultura e a identidade nacional ao longo da história: matrizes culturais da sociedade brasileira; influencia da modernidade na cultura e na sociedade brasileiras; representações dos espaços naturais, rurais e urbanos que informam a sociedade brasileira e a constituição das noções de patrimônio natural e cultural no Brasil. Relativismo e diversidade cultural, a cultura brasileira e a de outros países, a noção de “estrangeiro”.
Estudo do Turismo III
Principais fundamentos e teorias de diferentes áreas do conhecimento e suas implicações e aplicações no Turismo. Processos sociais e Turismo. As relações trabalho e lazer na contemporaneidade. Turismo como fenômeno coletivo e seus impactos.
Planejamento e Gestão em Turismo I
Teorias, conceitos e práticas de planejamento. Tipos de planejamento, fases, etapas e procedimentos metodológicos que caracterizam o planejamento turístico. Identificação das variáveis e fatores que influenciam a organização do espaço turístico. Conjunto de fatores condicionantes do turismo no mundo e principais diretrizes. O ambiente institucional do turismo nacional em suas interações com outras políticas: aspectos históricos e contextualização analítica dos programas, projetos e ações que determinam o desenvolvimento e o ordenamento do setor nas esferas municipal, estadual e federal.
Equipamentos e Serviços Turísticos – Agenciamento, Operação e Transporte
Contextualização e organização dos serviços de agenciamento, operação e transporte turístico: definições, classificações, funções e atuação de agências, operadoras e transportadoras. Sistemas de operação e transporte turístico. Infraestrutura e transporte: multimodalidade. Relações entre agências, operadoras, transportadoras, fornecedores de serviços turísticos, órgãos governamentais e clientes.
Sustentabilidade, Ética e Turismo
Conceitos e princípios de desenvolvimento sustentável e de sustentabilidade. Os ambientes como recurso turístico. Turismo sustentável. O caráter dinâmico do turismo: fatores determinantes (tecnológicos, mercadológicos, éticos) e implicações com a sustentabilidade. Agenda 21 Global, Brasileira, Local e Agenda 21 para o Turismo. Fundamentos e princípios, conceitos, objetivos e objeto da Ética. Fontes de regras éticas e comportamento ético. A construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional. A condição social do profissional e a vida ética. Os códigos de ética profissional e do Turismo e a atuação do bacharel em turismo.
Equipamentos e Serviços Turísticos – Hospedagem
Evolução histórico-conceitual de hospitalidade e de hospedagem em relação ao desenvolvimento do turismo. Meios de hospedagem: tipologia, classificação, características, organização e interfaces com os demais fornecedores de serviços turísticos e clientes.
Planejamento e Gestão em Turismo II
Indicadores turísticos, planejamento e tomada de decisão. Avaliação de impactos no turismo. Ciclo de vida das destinações turísticas e o processo de planejamento. Elaboração de planos de desenvolvimento turístico, públicos e privados: avaliação e hierarquização dos atrativos; diagnóstico; prognóstico; proposições e avaliação. Integração e disponibilização de informações.
Equipamentos e Serviços Turísticos – Lazer
Teorias do lazer, recreação e tempo livre e as implicações no Turismo. Aspectos bio-sócio-culturais das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento humano. Atuação e organização dos serviços e equipamentos turísticos de lazer: definições, classificações e funções.
Equipamentos e Serviços Turísticos – Eventos
Abordagem histórica da inter-relação Turismo e eventos. Estruturas e serviços de eventos: definições, classificações, funções e características. A organização de eventos no contexto do Turismo como opção para a complementaridade da oferta turística e reorientação da sazonalidade. Atuação e organização dos prestadores de serviços de eventos.
Equipamentos e Serviços Turísticos – Alimentação
Histórico da gastronomia e contextualização dos patrimônios culinários, dos serviços de alimentação no desenvolvimento do turismo. A gastronomia como componente da identidade destinos. Serviços de alimentação: definições, tipologia, classificação, característica e organização. Relações com os demais fornecedores de serviços turísticos e clientes.
Legislação Turística
Marcos e instrumentos legais nacionais e internacionais que orientam e normatizam o Turismo e as relações de consumo: legislação turística e principais legislações correlatas.
Estratégia Organizacional
Administração estratégica e planejamento estratégico. O processo estratégico. Governança corporativa: conselho administrativo; diretoria; stakeholders; responsabilidade social e ética empresarial. Visão, missão, objetivos estratégicos, controle estratégico e desempenho. Análise SWOT. Análise das cinco forças e da concorrência. Grupos estratégicos. Cadeia de valores e vantagem competitiva. Recursos, capacidades, competências e vantagem competitiva. Estratégias corporativas e de unidade de negócios. Estratégias adaptativas, competitivas e colaborativas.
Estruturação e Promoção de Destinos
Caracterização de destinos e produtos. A imagem de destinos em função dos estudos de demanda e da especialização de mercado. Aspectos de promoção, publicidade, comercialização e comunicação no contexto do turismo: papéis e responsabilidades – da estruturação à comercialização. Plano de Marketing e ciclo de vida de destinos turísticos.
Elaboração de Projetos em Turismo
Técnicas e práticas de elaboração de projetos turísticos com diagnóstico, análises, avaliações e estudos financeiros, administrativos e jurídicos, orçamentos e cronogramas. Critérios de avaliação, estudo de demanda e oferta. Modelo geral de projetos. Estudo de receita e custos, leis de incentivo e fontes de financiamento nacionais e internacionais: disponibilidade, características e formas de inserção dos projetos. Apresentação de projetos. Estudos de casos e trabalhos práticos.
Projeto Integrador em Turismo I
Fundamentos de Estatística Aplicada ao Turismo
Fundamentos, teorias e recursos da Estatística como ferramenta sistematizadora e analítica no estudo do Turismo. Diferenças e âmbitos da Estatística como método científico.
Inglês Instrumental 1
Introdução e prática das estratégias de compreensão escrita que favoreçam uma leitura mais eficiente e independente de textos variados.
Projeto Integrador Turismo II
Contextualização e articulação dos conteúdos ministrados em cada semestre. Construção e realização de projetos e atividades interdisciplinares.
Atividades de pesquisa, formação pedagógica e funções operacionais em campos de estágio do ramo turístico. Identificação de atuação no mercado e com visão crítica de situações problema.
Projeto Integrador Turismo III
Contextualização e articulação dos conteúdos ministrados em cada semestre. Construção e realização de projetos e atividades interdisciplinares. Esta disciplina é uma preparação para o TCC.
Atividades de pesquisa, formação pedagógica e funções operacionais em campos de estágio do ramo turístico. Identificação de atuação no mercado e com visão crítica de situações problema.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Construção e realização de projetos e atividades interdisciplinares. Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de acordo com as normas propostas pelo Colegiado do Curso. A bibliografia será construída e indicada semestralmente e ao longo da orientação do TCC.