Estátua é escolhida com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico. Mais de 100 milhões de pessoas participaram da eleição

Os brasileiros têm mais um motivo para sentir orgulho do Rio de Janeiro. O Cristo Redentor, cartão postal da cidade, foi eleito uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O anúncio aconteceu no Estádio da Luz, em Lisboa, no último sábado depois de votação pela internet e telefone. A lista representa os votos de mais de 100 milhões de pessoas do mundo inteiro.

A primeira nova maravilha a ser anunciada foi a Grande Muralha da China, erguida há mais de dois mil anos e que se estende por cerca de 6.700 quilômetros. Também foram escolhidos o Taj Mahal (Índia), monumento ordenado pelo imperador Shah Janan, a cidade inca Machu Picchu (Peru), a pirâmide de Chichén Itzá, localizada na península de Yucatán, no México, o Coliseu de Roma e Petra, na Jordânia.

A eleição das Novas Sete Maravilhas do Mundo foi uma iniciativa da New 7 Wonders Foundation, criada em 2001, pelo antigo produtor suíço Bernard Weber. A seleção dos 19 finalistas foi feita sob a coordenação do ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico.

A escolha foi criticada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por não contribuir para a preservação dos locais eleitos e limitar-se aos votos de quem tem acesso à internet ou telefone.

Cristo Redentor

A estátua, desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald, está localizada no morro do Corcovado a 709 metros acima do nível do mar. De seus 38 metros de altura, oito estão no pedestal. A imagem foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras.

Antigüidade

As sete maravilhas da Antigüidade incluíam os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus, o Templo de Ártemis, o Mausoléu de Helicarnassus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria, além das Pirâmides de Gizé. A lista foi elaborada por Filon de Bizâncio, em 200 antes de Cristo.